O factoring (fomento mercantil) é uma excelente alternativa disponível às empresas de pequeno e médio porte para a manutenção de um fluxo de caixa positivo por meio da antecipação de recebíveis.
Por isso, com o intuito de possibilitar um entendimento realista sobre o factoring, mostraremos abaixo 4 mitos bastante disseminados sobre esse serviço. Confira com atenção e veja que a realidade é um tanto quanto distinta daquilo que pensam algumas pessoas!
1. Trabalhar com uma factoring é caro
Esse talvez seja o mito mais disseminado sobre o factoring. Sendo que, na verdade, isso está longe de ser verdade. Mesmo assim, é comum que as pessoas pensem que, pela facilidade do processo de antecipação de recebíveis, as taxas cobradas pela instituição de fomento mercantil são altas.
Porém, quando é comparado, por exemplo, com os empréstimos e financiamentos junto aos bancos e o uso do cheque especial e do cartão de crédito, o factoring é muito mais acessível. Por isso, a ideia de que esse serviço é caro não passa de um grande mito.
2. Apenas empresas que estão em má situação devem optar pelo factoring
Há grande chance de esse ser o mito mais equivocado sobre o serviço de fomento mercantil. Isso porque, na verdade, o factoring é um grande aliado de empresas que desejam manter um fluxo de caixa sempre positivo e permanecerem fortes no mercado, em constante crescimento.
É claro que uma empresa que se encontra em uma situação ruim também pode se beneficiar do factoring para ajustar suas finanças. Mas esse serviço pode ser utilizado por qualquer empresa, principalmente aquelas que desejam manter um ritmo permanente de crescimento.
3. O serviço de factoring não é confiável
Pela forma simples como o factoring gera valor para as empresas por meio da compra de direitos creditórios e por, infelizmente, ainda ser (erroneamente) confundido com agiotagem por algumas pessoas desinformadas, existe o mito de que esse serviço não é confiável.
Contudo, o factoring é uma atividade totalmente legalizada (diferentemente da agiotagem). Sendo que as empresas que optam por essa alternativa têm garantias quanto à segurança e legalidade das operações.
4. Começar a trabalhar com uma factoring é muito burocrático
Abrir uma empresa e buscar crédito no mercado são ações bastante burocráticas. Por isso, é comum que as pessoas pensem que começar a trabalhar com uma factoring também é oneroso nesse sentido.
No entanto, isso não passa de um mito. Na realidade, os processos do serviço de fomento mercantil são extremamente ágeis. Aqui na Credere, por exemplo, levando em conta que tudo pode ser feito digitalmente, os clientes podem receber os valores referentes à antecipação de seus recebíveis em apenas 24 horas após o primeiro contato. Ou seja, a burocracia não é uma característica do factoring.
Conclusão
Agora que você conhece alguns dos principais mitos sobre o factoring, não tenha receios em recorrer a esse serviço para manter o fluxo de caixa da sua empresa saudável. A antecipação de recebíveis, além de ser uma opção bem mais ágil que os empréstimos e financiamentos, não gera riscos de endividamento. Por isso, o factoring é sim uma excelente alternativa para pequenas e médias empresas.
Você acha que trabalhar com uma factoring seria uma boa opção para sua empresa? Então clique aqui para solicitar a visita de um consultor da Credere e saber como podemos ajudar seu negócio a crescer!