O que você está fazendo para diminuir os gastos da sua empresa? Está tendo muitas despesas? A falta de planejamento pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é importante avaliar o que pode ser reduzido.
Confira agora essas dicas infalíveis para reduzir os gastos da sua empresa e manter o fluxo de caixa no azul, sem passar por apertos ou desespero.
Controlar as despesas administrativas
Para começar a reduzir os custos da sua empresa, comece pelos gastos básicos como telefone, água, internet, energia elétrica e outros itens. Todos eles podem ser mais bem aproveitados e com significativa economia.
Não deixe as luzes acesas desnecessariamente em ambientes que não estão sendo usados e desligue os computadores quando não estiver na empresa. Reavalie o seu plano de telefone e internet por um que seja mais em conta. Controle o uso de água e opte por utilizar canecas ao invés de copos descartáveis! Assim, todos saem ganhando, tanto a empresa quanto o meio ambiente, que será poupado do desperdício!
Envolver a equipe a diminuir os gastos da empresa
Não basta somente o gestor da empresa tomar as medidas se os colaboradores não estiverem engajados em diminuir os gastos da empresa. Afinal, todos fazem parte do dia a dia dos setores em que trabalham.
Envolva as pessoas nas políticas e estratégias de corte de gastos e promova ações em que eles possam descobrir o que pode ser melhorado para oferecer soluções.
Negociar com seus fornecedores
Algumas variáveis devem ser levadas em conta como o prazo, qualidade, preço e concorrência na hora de contratar um novo fornecedor. Com isso, analise as necessidades de sua empresa, pesquise atentamente e faça as negociações.
Ao negociar com um novo fornecedor é necessário verificar se realmente a qualidade é boa e como essa troca pode afetar as demais áreas da companhia.
Reavaliar o regime de tributação
O custo com impostos no Brasil para as empresas é muito alto. Além disso, muitas dessas empresas pagam mais caro ainda porque estão enquadradas em um regime de tributação inadequado.
Por isso, é necessário contratar um contador que faça o trabalho de verificar em qual regime a sua empresa pode se enquadrar (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido). Seu negócio já pode economizar um bom dinheiro só com o enquadramento certo.
Investir em marketing digital e diminuir os gastos da empresa em divulgação
Nos dias de hoje não há a necessidade de gastar rios de dinheiro em campanhas e ações de marketing para divulgar sua empresa. Com o marketing digital você economiza muito mais com um investimento baixo em uma campanha que trará retorno significativo, além de obter um grande alcance de público.
Seu negócio pode conseguir mais presença na internet e você pode avaliar seus resultados em tempo real.
Antecipar seus recebíveis
O valor das vendas feitas a prazo pode ser antecipado por meio do desconto de duplicatas (antecipação de recebíveis). Com isso, sua empresa não precisa recorrer a nenhum tipo de empréstimo ou financiamento para manter o capital de giro e o fluxo de caixa no azul. Assim, você evita comprometer os meses seguintes para pagar as parcelas do crédito contratado.
Essas são algumas das muitas dicas que você pode seguir para diminuir os gastos da sua empresa. Para continuar alavancando os seus negócios, conte com a Credere para antecipar os seus recebíveis e ajudar a sua empresa a se manter no azul.