Na era digital, os dados se tornaram um dos ativos mais valiosos para as empresas. Sendo que isso é válido para negócios de todos os segmentos e portes. Ao mesmo tempo, as informações coletadas de clientes, fornecedores e colaboradores geram uma questão sensível: a necessidade de alta proteção.
Além da adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que exige que todas as empresas adotem práticas rigorosas para proteger todas as informações pessoais obtidas, existem outros dois aspectos que tornam fundamental garantir a segurança dos dados:
- Evitar prejuízos financeiros decorrentes do eventual roubo ou sequestro de informações; e
- Manter a reputação do negócio perante o mercado (estabelecendo-se como uma empresa atualizada e confiável).
Considerando tudo isso, neste artigo, vamos apresentar as melhores práticas para a proteção de dados que você deve implementar na sua empresa. Leia atentamente e saiba como garantir conformidade e segurança!
Criação de uma política de segurança de dados
Estabelecer políticas claras de segurança é o primeiro passo para proteger os dados. Isso deve acontecer por meio da definição de regras para o uso, armazenamento e compartilhamento das informações.
Uma política bem definida padroniza o comportamento dos colaboradores e reduz as chances de ocorrerem erros humanos. Um exemplo é a política de senhas. Exigir que todos usem senhas fortes e as alterem regularmente ajuda a evitar acessos indevidos e eventuais problemas.
Backup regular e automático de todas as informações
Fazer backup regular e automático dos dados é uma medida essencial para evitar perdas e outros imprevistos.
Além de ser uma ação importante para a recuperação das informações diante de problemas internos, como um erro humano ou a ocorrência de danos a um equipamento, isso também serve como proteção no caso de um ataque cibernético que leve ao roubo ou sequestro de arquivos e documentos.
O ideal é realizar backups automáticos em locais distintos, como servidores em nuvem e dispositivos físicos. Essa prática garante que, mesmo em situações críticas, sua empresa não perderá informações sensíveis.
A frequência do backup deve ser determinada de acordo com o volume e a relevância dos dados, podendo até mesmo ser feita diariamente.
Estabelecimento de um rígido controle de acesso
Controlar quem pode acessar determinados dados é uma estratégia fundamental para aumentar a segurança. Para a efetivação dessa prática, há duas recomendações relevantes:
- Utilizar sistemas de autenticação multifator (MFA) para garantir que somente pessoas autorizadas acessem informações sensíveis; e
- Implementar um software de gerenciamento de identidade que permita monitorar o acesso de colaboradores e identificar eventuais tentativas de violação.
Essa limitação do acesso aos dados críticos permite uma considerável redução dos riscos de vazamentos internos.
Educação e treinamento dos colaboradores
Principalmente nas pequenas e médias empresas, a maioria das falhas de segurança ocorre por erro humano. Isso torna essencial educar os colaboradores investindo em treinamentos sobre boas práticas de segurança, tais como:
- Identificação de e-mails de phishing;
- Utilização de redes seguras; e
- Proteção dos dispositivos móveis.
Realizar simulações de ataques e campanhas de conscientização também são ações importantes para preparar os colaboradores para lidar com ameaças virtuais.
Atualização de softwares e sistemas
Manter softwares e sistemas atualizados é uma prática simples, porém, muito eficaz para proteger sua empresa. As atualizações costumam corrigir falhas de segurança que podem ser exploradas por hackers para a realização de invasões.
Dessa forma, é importante que você configure seus programas para que as atualizações sejam automáticas. Isso eleva a garantia de que sua empresa não ficará vulnerável a novos tipos de ataques cibernéticos.
Uso de criptografia
A criptografia é uma ferramenta de grande valor para proteger dados sensíveis. Ela garante que, mesmo ocorrendo um acesso não autorizado, os dados permanecerão ilegíveis para quem não tiver as chaves corretas. Por isso, realmente vale pena utilizar esse meio de proteção em:
- E-mails;
- Transações; e
- Comunicações internas.
Outra ação recomendada é o uso de redes privadas (VPNs) para proteger o tráfego de dados.
A verdade é que proteger os dados da sua empresa não é apenas uma questão de evitar prejuízos financeiros. Trata-se, também, de uma forma de garantir a confiança dos seus clientes e se manter em conformidade com a LGPD.
Por isso, implementar as práticas apresentadas neste artigo significa manter sua empresa sempre preparada para os desafios da era digital.
Por falar nisso, você certamente encontrará valor em nosso conteúdo sobre como a Inteligência Artificial pode ser aproveitada nas pequenas e médias empresas!