O Factoring (Fomento Mercantil) sempre desempenhou um papel relevante no sentido de ajudar as empresas (principalmente as pequenas e médias). Especialmente com as operações de antecipação de recebíveis, muitos negócios sempre tiveram Factorings como parceiras essenciais. E para os próximos meses, a tendência é que isso se torne algo mais abrangente.
A explicação está em algumas peculiaridades econômicas – detalhadas abaixo – ocasionadas pelos acontecimentos dos últimos anos (2020 e 2021). Dessa forma, para os negócios que já se beneficiam dos serviços do mercado de Factoring ou pretendem fazer isso, é importante conhecer as perspectivas dele para o futuro próximo.
Além de destacá-las a seguir, também vamos mostrar como elas geram vantagens para as empresas. Confira!
As perspectivas do mercado de Factoring no cenário pós-pandemia
Desde 2020, em decorrência da crise econômica causada pela pandemia, muitos negócios mantiveram suas atividades com o respaldo de programas – especialmente do governo federal – de subsídio às empresas.
No entanto, com o fim da pandemia, esses programas não estarão mais disponíveis. Assim, as empresas terão que buscar alternativas (recursos financeiros) para obter liquidez em seus caixas. É nesse ponto onde entra a importância do mercado de Factoring. A boa notícia é que as perspectivas são bastante positivas.
O Factoring suprirá a demanda não atendida pelos bancos
Não é novidade que os bancos, principalmente durante cenários econômicos desfavoráveis, limitam o acesso ao crédito. Sendo que isso afeta exatamente os negócios de pequeno e médio porte – ainda mais aqueles com dificuldades em relação à gestão financeira.
Seguindo em direção oposta, as Factorings têm uma visão mais amigável para com essas empresas e avaliam questões específicas (como a base de clientes e os planos para o futuro) para decidirem até que ponto podem ajudá-las.
O aumento da demanda deverá ampliar a atuação do mercado de Factoring
Em decorrência das restrições impostas pelos bancos, a demanda pelo Fomento Mercantil deve aumentar. Como consequência disso, as Factorings deverão ter condições de apoiar um número maior de negócios.
Dessa forma, a expectativa é que ocorra um movimento de ampliação das oportunidades para o mercado de Factoring de um modo geral. Sendo que, no final das contas, as empresas que precisam realizar a antecipação de recebíveis acabarão sendo as maiores beneficiadas.
Benefícios que as empresas podem obter com o Factoring
Muitos negócios já desfrutam das vantagens de realizar operações de antecipação de recebíveis junto às Factorings. Tanto que alguns têm parcerias de longa data com essas empresas. Entre os benefícios estão:
- Obtenção de crédito imediato e com taxas acessíveis;
- Operações aprovadas com muito menos burocracia (na comparação com os empréstimos), sem várias cláusulas e condições;
- Praticidade e rapidez na execução das operações (recebimento dos valores);
- Obtenção de liquidez e equilíbrio do fluxo de caixa sem a geração de dívidas;
- Possibilidade de arcar com custos inesperados e/ou aproveitar oportunidades de expansão sem depender de empréstimos com taxas elevadas; e
- Realização de parcerias duradouras (algo que gera confiança entre as partes e favorece a concretização de melhores negociações).
Além dessas vantagens, com a modernização do mercado de Factoring, especialmente no tocante à utilização de recursos tecnológicos inovadores, a tendência é que as operações sejam cada vez mais ágeis e seguras, beneficiando as partes envolvidas.
Fato é que, com essas perspectivas animadoras para os próximos anos, o mercado de Factoring pode ser um aliado determinante para o sucesso de muitos negócios. Então, nada melhor do que você conhecer mais detalhes, por exemplo, sobre a realização das operações de antecipação de recebíveis.
Para isso, acesse a página do site da Credere que apresenta o passo a passo para operar!