Agregar valor é o caminho para o sucesso e para a satisfação do cliente
Se você já tem uma pequena empresa ou está abrindo uma agora, saiba que um dos caminhos para aumentar as vendas é agregar valor ao produto e, por consequência, à empresa.
Funciona assim: imagine que você adora ir comer feijoada na casa de seus pais aos sábados. Certamente você deve pensar que isso não tem preço, correto? Essa percepção vem do fato de que a feijoada, por mais que ela tenha um sabor igual ou até inferior a uma que você paga caro num restaurante, é dotada de algo a mais, que no caso é a boa experiência que a comida dos pais traz, sendo muito melhor do que a experiência no restaurante. Assim, o valor agregado ao produto, no caso, a feijoada, é muito maior e dá mais prazer do que as outras opções.
Além disso, usando ainda o exemplo acima, é importante lembrar a importância das pessoas no processo, já que a experiência positiva vem boa parte do carinho de seus pais, que transformam o momento em algo especial. O mesmo vale para o empreendimento, já que ter pessoas capacitadas, treinadas e interessadas nos objetivos do negócio são essenciais para agregar valor à empresa.
Sendo assim, ao passo que você aumenta o valor agregado, ou seja, algo que está além do preço do produto, certamente suas vendas irão aumentar.
Como saber no que investir para agregar valor?
Aqui depende muito do produto que você tem a oferecer. É necessário identificar se o produto entrega mais performance, se é personalizado, se vai otimizar e aumentar a produtividade, se traz alguma conveniência pro cliente, etc. Ou seja, cada uma dessas particularidades do produto ganhará um status que fará com que seu negócio se valorize, gerando assim maior valor e, por consequência, ajudando a aumentar as vendas. De qualquer modo, a sua empresa deverá tratar o produto ou serviço com carinho, transferindo a ele essa característica que será fundamental para uma mercadoria atingir alto valor.
Minhas vendas vão aumentar?
A resposta é simples e direta: sim. Ao passo que sua empresa tem mais valor nos produtos, você passa a não falar mais somente no preço, em quanto ele custa. Com o valor agregado, os clientes estarão satisfeitos com esse “a mais” que empresa entrega, não importando muito a quantia que vai precisar desembolsar. Assim, um dos primeiros impactos é no setor de vendas, já que você não vai precisar fazer um sistema agressivo, ficando com mais tempo e recursos para investir na satisfação do cliente.
Como posso convencer meus clientes a aceitar um preço maior por um produto melhor?
É importante aqui apresentar ao cliente quais os benefícios que o seu produto irá proporcionar a ele, para resolver o problema do qual ele precisa tanto de solução. Nesse contexto, deve ficar claro para o cliente que essa é a grande chance dele ter as necessidades supridas, que o preço que ele está pagando vai valer tanto a pena que vai ficar com a sensação de que foi muito barato, transformando-se numa peça importante para o seu bem-estar particular ou profissional.
Um exemplo de valor agregado você encontra aqui na Credere, pois oferecemos as melhores soluções para quem precisa ver o sonho do negócio próprio decolar. Venha conferir e aproveite a experiência.