A crise do dólar pode afetar os empreendedores de diversas formas, sendo maléfica para muitos dos negócios e até benéficas para outros, como é o caso de quem trabalha com exportação, podendo até gerar mais empregos para abarcar a demanda. Contudo, para boa parte dos donos do próprio negócio, em geral de pequenas e médias empresas, momentos como esse precisam de maiores esforços para fazer com que a variação não invalide o negócio, nem gere demissões que só agravam a situação econômica do país. Compreender a situação é a chave para criar mecanismos de escape saber como manter o empreendimento saudável.
Como a alta do dólar afeta o meu negócio?
Vários insumos e commodities que temos em nosso dia a dia têm seus preços definidos pelo dólar, o que faz com que o impacto caia diretamente nas nossas demandas. Para uma empresa, o valor da matéria-prima pode ficar muito oneroso, principalmente se seus itens são importados. Isso faz com o gasto para a produção ganhe um valor considerável, implicando num valor final do produto bem acima do habitual.
Com essa lógica, caso a alta do dólar dure um período mais longo, isso fará com que as empresas gastem mais, principalmente pelo fato da variação cambial passar para o preço dos insumos e, também, para a inflação.
Como nossa economia passa por um momento de fragilidade, a população não tem poder de cobrir a alta do dólar. Logo, os lojistas não podem repassar um valor muito alto, visto que vão correr o risco de terem seus produtos encalhados, já que os consumidores não vão conseguir pagar caro e vão gastar somente em itens básicos.
Para quem tem uma empresa de turismo, por exemplo, a alta do dólar pode frear as idas para o exterior. Porém, muitas pessoas não deixarão de viajar e acabarão por redirecionar suas viagens para o próprio Brasil, aquecendo a economia interna. Sempre há um caminho em meio às variações do dólar que as empresas podem tomar para que seu negócio continue fluindo.
Quais medidas devo tomar para não perder clientes?
O importante é dar bastante atenção aos clientes que você já tem, principalmente porque buscar novos clientes é mais dispendioso. Faça pesquisas sobre como o cliente se relaciona com sua empresa e como causar nele a sensação de conforto, para que ele continue comprando com você. É fundamental fazer com que o cliente se sinta especial, que é importante e que seus desejos são valorizados. Apostar em promoções e benefícios – como os descontos para aniversariantes – é útil para manter os clientes sempre com o sentimento de pertencimento em dia.
Outro ponto importante é cuidar do sucesso do cliente, ou seja, de como foi a experiência dele com o seu produto e no que isso impactou em sua vida. Estabelecer essa comunicação e entender que ambos estão construindo uma relação pode fazer com que essa interação se torne duradoura, gerando a fidelidade do cliente.
Não se esqueça também de investir no marketing, já que ele é um dos fatores que fazem com que as pessoas fiquem atentas às marcas. Usar o marketing de forma inteligente pode fazer você passar por esse momento sem nem perceber.
Como reduzir custos sem demissões?
- importante saber cada detalhe do seu negócio para poder identificar em quais pontos é possível reduzir, economizar e otimizar. Gastos como energia, gás, luz, insumos e afins
precisam estar muito bem documentados para que você saiba no que pode agira para reduzir gastos.
Além dessas medidas, outro ponto muito importante é a redução de desperdícios. Existem uma série de ferramentas que podem ser usadas para impedir que se perca dinheiro com o mau uso do material que a empresa dispõe. É possível usar mecanismos como o 5S (método de organização reunidos em cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke) e o Kaizen (consiste em engajar os colaboradores para eliminar o desperdício), além de outras estratégias bem assertivas.
- possível ainda, dentro do possível e do âmbito legal, fazer a redução da jornada de trabalho, utilizar banco de horas ou até, quando a empresa puder utilizar, dar férias coletivas. É importante ao proprietário perceber que manter os trabalhadores é o melhor caminho para enfrentar os maus momentos, até porque eles passam e os colaboradores ficam.
REFERÊNCIAS:
https://administradores.com.br/artigos/entenda-de-uma-vez-por-todas-para-reduzir-custos-nao-e-preciso-demitir
https://www.tecinco.com.br/como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise-economica-e-politica/ https://blog.topenglish.com.br/como-fidelizar-clientes-em-tempos-de-crise/
https://medium.com/it-performance-tranformação-digital-e-negócios/dez-ferramentas-indispensáveis-para-reduzir-desperdícios-aumentar-as-vendas-e-reduzir-custos-com-47390c84613
https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/11/27/quem-ganha-e-quem-perde-com-a-alta-do-dolar-o-impacto-do-cambio.htm