Muitos empreendedores que fracassam nunca conseguem entender o porquê disso, ou seja, o que exatamente os levou à falência. Contudo, na verdade, são diversos os erros que podem “fechar” a sua empresa.
Desde aspectos relacionados ao plano de negócios, passando por questões financeiras, até fatores relativos ao marketing – qualquer erro pode “matar” uma empresa.
Por isso, para que você jamais os cometa, mostraremos abaixo 5 erros que podem levar a sua empresa ao fracasso. Confira!
1. Negligenciar a relevância do plano de negócios
Uma empresa que não é norteada por um plano de negócios consistente tende a enfrentar sérias dificuldades para se manter bem no mercado. Por isso, negligenciar esse aspecto é um erro primário.
Mesmo assim, infelizmente, muitos empreendedores ainda o cometem (e pagam um preço alto). O ideal é ter um plano de negócios muito bem elaborado e segui-lo da forma mais fiel possível.
2. Não ter uma gestão financeira profissional
Visando economizar com salários, muitos empreendedores decidem gerir pessoalmente as finanças dos seus negócios. Sendo que, geralmente, eles não têm tempo para cuidar adequadamente disso e das questões administrativas.
Assim, cria-se um problema em potencial, afinal, dificuldades com a gestão financeira podem levar qualquer empresa para o “buraco”. Diante disso, é indispensável que a sua empresa tenha um profissional especializado para cuidar das finanças.
3. Tratar o marketing de maneira “relaxada” é um dos erros que podem fechar a empresa
Muitos empresários ainda duvidam da efetividade do marketing. Assim, não investem em estratégias de divulgação ou o fazem apenas de maneira eventual.
Todavia, especialmente com as diversas ferramentas do marketing digital, as empresas que não adotam ações permanentes, rapidamente perdem espaço para a concorrência. Por isso, esse é um dos principais erros que podem fechar a sua empresa.
4. Contratar profissionais sem a devida qualificação
O sucesso de uma empresa depende da atuação eficaz de todos os profissionais que a compõem. Logo, se o empreendedor montar equipes pouco qualificadas, o resultado tende a ser desastroso. Alguns equívocos comuns nesse sentido são:
- Contratar profissionais que aceitam ganhar menos; e
- Contratar amigos ou parentes.
5. Cometer equívocos na hora de escolher alternativas de crédito
Quando o caixa está no vermelho ou diante da vontade de realizar novos investimentos para aumentar os lucros, o empresário busca alternativas de crédito. Aqui, o equívoco está em fazer escolhas que endividam a empresa, como os empréstimos junto aos bancos.
Para evitar isso, deve-se escolher alternativas acessíveis e que não gerem ônus (financeiro) futuro. Uma excelente opção é realizar a antecipação de recebíveis. Com ela, a empresa recebe à vista aquelas contas negociadas a prazo, garantindo o fluxo de caixa e o capital de giro.
Obviamente, existem outros erros que podem fechar a sua empresa. Porém, esses 5 são os mais corriqueiros. A boa notícia é que, agora que você os conhece, poderá adotar medidas práticas para evitá-los.
Ficou com dúvidas? Então fale agora mesmo com a Credere e entenda como a antecipação de recebíveis pode ajudar sua empresa!