Se você conhece o blog da Credere ou já fez alguma leitura sobre este assunto, sabe que a Factoring / FIDC é uma excelente opção para empresas que realizam vendas a prazo obterem crédito imediatamente.
Ao recorrerem à antecipação de recebíveis, elas recebem à vista (no momento da operação de fomento), com o desconto de uma pequena taxa, os valores negociados a prazo com seus clientes.
Inclusive, no caso de algumas pequenas e médias empresas, realizar a antecipação de recebíveis pode ser determinante para a sobrevivência. Também há situações em que isso possibilita que a empresa fomentada faça investimentos essenciais para o seu fortalecimento no mercado.
Entretanto, muitos empreendedores ainda não recorrem ao Fomento Mercantil por desconhecerem as formas práticas como ele pode auxiliar seus negócios.
Você também tem dúvidas nesse sentido? Então leia até o final e saiba se (e como) o Factoring / FIDC pode agregar valor à sua empresa!
De quais maneiras o Fomento Mercantil efetivamente agrega valor às empresas?
A “função” do Fomento Mercantil, como é possível deduzir pelo nome, é estimular/incentivar micro, pequenas e médias empresas. Sendo que isso acontece principalmente por meio da realização de operações de antecipação de recebíveis. Graças a elas, muitos negócios conseguem manter o seu fluxo de caixa positivo e ter um maior capital de giro.
Essas operações consistem na negociação dos direitos creditórios da empresa fomentada junto a uma Factoring / FIDC. Assim, é possível receber – à vista – os valores negociados com os seus clientes para serem recebidos de forma parcelada.
O que ocorre, de fato, é uma antecipação dos recebíveis. É por isso que as empresas que recorrem ao Fomento Mercantil têm a grande vantagem de não contraírem dívidas, já que entram em seus caixas valores que efetivamente pertencem a elas.
Dessa forma, objetivamente, pode-se dizer que o Fomento Mercantil agrega valor – às empresas que o utilizam – de diversas maneiras. Entre elas:
- Evitando a utilização de alternativas de crédito que geram endividamento (como os empréstimos junto aos bancos);
- Viabilizando a obtenção de capital com taxas baixas, sem burocracia e de forma muito mais rápida;
- Possibilitando o cumprimento de obrigações junto a fornecedores e colaboradores;
- Realizando a gestão de cobranças das empresas que optam pela terceirização desse departamento (muitas Factorings / FIDCs oferecem essa possibilidade);
- Fazendo análises de crédito visando evitar a ocorrência de fraudes e casos de inadimplência; e
- Ajudando na aquisição de equipamentos e matéria-prima com condições especiais.
Negócios de todos os segmentos podem se beneficiar do Factoring / FIDC
Muitos empreendedores têm dúvidas se o Factoring / FIDC é viável para o segmento específico no qual seus negócios estão inseridos. Todavia, o ponto de atenção não é o setor de atuação, mas sim a realização de vendas a prazo.
Todas as pequenas e médias empresas que negociam produtos/serviços com seus clientes para pagamento posterior podem solicitar a antecipação de seus recebíveis. Sendo que isso independe do segmento de atuação, seja ele:
- Indústria (metalúrgica, gráfica, têxtil, química…);
- Prestação de serviços;
- Autopeças;
- Distribuição de alimentos;
- Logística e transporte;
- Materiais de construção.
A verdade é que o Fomento Mercantil é um grande aliado das empresas que recorrem a ele. Inclusive, há negócios que possuem longas parcerias com Factorings e mantêm suas atividades graças à constante antecipação de recebíveis.
Receber já nos próximos dias alguns valores negociados a prazo com os seus clientes ajudaria o seu negócio de alguma forma? Então entre em contato agora com a Credere e antecipe os seus recebíveis com segurança e agilidade!