E-mail Marketing: entenda como ele pode ser um ótimo aliado para impulsionar suas vendas

Baixo custo, contato direto (comunicação personalizada) e amplo alcance. Essas são algumas das vantagens que fazem do e-mail uma excelente ferramenta de marketing. Mas o e-mail marketing já não está ultrapassado? Claro que não. Pelo contrário, continua sendo um poderoso aliado dos negócios.

Pelo fato de viabilizar um relacionamento direto (e com a devida autorização) com os clientes (e potenciais), o e-mail marketing ainda é muito eficaz. Tanto que, se utilizado corretamente, pode ajudar a impulsionar as vendas de qualquer empresa. Sendo que isso é válido para negócios de todos os segmentos e portes, inclusive as pequenas e médias empresas.

Quer saber como isso é possível? Continue lendo e veja como usar esse recurso de maneira bem-sucedida!

Visão geral sobre o uso dessa ferramenta

Há duas coisas essenciais a serem consideradas em relação ao uso do e-mail marketing. A primeira é em relação ao consentimento dos destinatários presentes na base de contatos.

As mensagens devem ser enviadas exclusivamente para quem decidiu se cadastrar na sua base. Enviá-las para quem não fez isso não é e-mail marketing, mas sim spam (algo indevido e bastante prejudicial à credibilidade das empresas que praticam).

A segunda diz respeito ao conteúdo das mensagens. Ele precisa ser relevante e personalizado. Sendo que é possível explorá-lo com diferentes finalidades, tais como:

  • Entregar materiais, conteúdos e informações de interesse da base de contatos;
  • Apresentar promoções e oportunidades exclusivas;
  • Fazer pesquisas de satisfação;
  • Comunicar o lançamento de novos produtos; e
  • Realizar ações pontuais (desde que elas estejam alinhadas aos interesses dos destinatários).

Como utilizar o E-mail Marketing adequadamente

Para que o e-mail marketing seja eficaz, é essencial adotar algumas boas práticas em sua utilização.

Construção de uma base qualificada

A primeira boa prática é construir uma base de contatos realmente qualificada. Ou seja, composta por pessoas que efetivamente tenham interesse pelo conteúdo que a sua empresa entrega.

A construção dessa base pode ser feita, entre outras formas, por meio de:

  • Formulários presentes no seu site;
  • Landing pages com formulários de cadastro; e
  • Anúncios no Google ou nas redes sociais.

Personalização e título (assunto do e-mail)

Outra ação de grande valor é personalizar a comunicação. Para isso, é importante segmentar a sua base de contatos de acordo com o perfil dos clientes. Essa personalização é determinante para que os destinatários abram os e-mails e enxerguem valor naquilo que eles estão comunicando.

Mensagens claras, objetivas e interessantes estimulam as pessoas a interagir e, se for o caso, tomar a decisão de compra.

Em relação ao assunto dos e-mails, é necessário que eles despertem desejo/curiosidade/interesse no destinatário. O ideal é usar títulos curtos e com palavras-chave associadas ao conteúdo da mensagem.

Layout

É essencial ter atenção ao layout das mensagens. Ele precisa ser agradável e responsivo (ter a capacidade de se adaptar a diferentes tamanhos de tela). Isso viabiliza que os destinatários realizem a leitura de forma confortável em qualquer dispositivo.

CTA

Também é imprescindível para o sucesso de uma estratégia de e-mail marketing o uso de CTAs (Call-to-Action) persuasivos. Eles conduzem o cliente a fazer a ação que você deseja, seja baixar um material, ler um artigo ou aproveitar uma promoção.

Frequência

Quem nunca ficou incomodado ao ver sua caixa de entrada lotada? Exatamente por isso, é importante evitar o envio excessivo de e-mails. O ideal é definir a frequência de acordo com o perfil do público-alvo da sua empresa (algo que varia de acordo com o segmento).

Análise de métricas

Acompanhar os resultados das ações de e-mail marketing é crucial para identificar pontos de melhoria. Nesse sentido, é interessante avaliar métricas como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, entre outras.

Fato é que, tendo o devido cuidado em relação aos aspectos destacados acima, é possível desenvolver campanhas de e-mail marketing com potencial para impulsionar (inclusive em curto prazo) os resultados da sua empresa. Até porque, falar com o público certo e de maneira relevante é uma “receita” infalível para vender mais.

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