A pandemia de Covid-19 impactou a economia de forma contundente. Em decorrência das medidas de isolamento social (visando diminuir os índices de contágio), houve uma grande redução nas atividades de diversos setores. Consequentemente, várias empresas fecharam e o consumo caiu. Diante disso, muita gente se pergunta se vale a pena empreender em 2021.
Obviamente, não há uma resposta “pronta” para esse questionamento. Na verdade, o ideal é analisar o cenário geral e buscar as melhores alternativas em se tratando de possibilidades para o empreendedor.
E é exatamente isso que faremos abaixo. Leia até o final e saiba se vale ou não a pena investir em um empreendimento este ano!
O cenário geral do empreendedorismo em 2021
Em se tratando do empreendedorismo em 2021, em decorrência das mudanças bruscas que muitos ramos sofreram, há grandes dúvidas sobre o quanto realmente vale a pena abrir uma empresa ou, no caso de quem já possui um negócio, começar a investir em um novo setor.
Porém, a questão principal nesse sentido é sobre em quais setores empreender. Isso porque, na prática, cenários dominados por incertezas sempre fazem surgir excelentes oportunidades. O e-commerce, por exemplo, teve um grande crescimento no período da pandemia.
E, especialmente em se tratando do atual momento – de grandes transformações – que o mundo está vivendo, estão aparecendo muitas demandas para as quais o mercado ainda não tem respostas. Logo, o empreendedor que conseguir identificá-las e desenvolver soluções eficientes para elas certamente terá êxito no mercado.
Boas alternativas para quem deseja empreender em 2021
Apesar das incertezas, a expectativa em relação à retomada da economia é otimista. Porém, em decorrência das transformações que ocorreram nos últimos meses, isso está diretamente associado aos novos rumos do empreendedorismo (no Brasil e em todo o mundo).
Na prática, isso significa que, para ter sucesso com um novo negócio, é essencial que ele esteja relacionado aos chamados “setores da transformação econômica global”. Sendo que alguns deles são:
Empreendedorismo digital
Está relacionado a quaisquer negócios que explorem o poder da internet para alavancarem seus resultados. Nesse sentido, também vale ressaltar as excelentes oportunidades no mercado de infoprodutos.
Mercados baseados na sustentabilidade
As mudanças nos hábitos de consumo aliadas à ascensão de setores como os de reciclagem e reflorestamento geram grandes demandas.
Tratamento de dados
A informação é o grande ativo do mundo contemporâneo e precisa ser tratada com extremo cuidado e profissionalismo. Isso abre espaço, por exemplo, para empresas de Big Data.
Serviços financeiros on-line
A demanda por esses serviços cresce constantemente, gerando oportunidades para novas empresas do setor.
Tecnologias e aplicações inovadoras
Quase tudo o que fazemos envolve o uso desses recursos. Assim, aumenta a necessidade de novas soluções.
Conclusão
A verdade é que aquelas frases que transmitem a ideia de que as incertezas geram grandes oportunidades fazem sentido. Tanto que, segundo o que foi destacado acima, mesmo no atual momento (cheio de dúvidas), há boas opções para quem deseja empreender em 2021. Contudo, para obter êxito, é essencial analisar bem o mercado e fazer uma escolha precisa.
Se você pretende empreender em 2021, conte com a parceria da Credere. Além de fazermos avaliações e análises de crédito dos seus clientes (diminuindo os riscos de inadimplência), também cuidados do seu departamento de crédito e cobrança!