Entenda por que terceirizar a cobrança é uma boa opção!
O departamento de cobranças de uma empresa certamente é um dos que têm o trabalho mais complexo. Isso porque, como o negócio precisa dos valores devidos pelos seus clientes para conseguir manter suas atividades adequadamente, a cobrança realmente tem que ser feita. Porém, se ela não for conduzida de uma maneira “inteligente”, podem acontecer atritos com os devedores. Sendo que, em alguns casos, isso pode levar à perda do cliente ou até a uma disputa judicial.
Exatamente por isso, algumas empresas optam por terceirizar a cobrança dos seus títulos. Quer saber o que exatamente significa isso e como esse processo acontece? Então continue lendo e entenda por que terceirizar a cobrança é uma boa alternativa!
O que é e quais são os benefícios de fazer a terceirização da cobrança?
Terceirizar a cobrança significa deixá-la a cargo de um parceiro especializado nessa área. Ou seja, uma empresa que possui profissionais preparados para realizar esse trabalho delicado usando a estratégia mais adequada. Até porque, inclusive questões como a linguagem utilizada e o tom de voz são relevantes na hora de negociar com o cliente devedor. Equívocos nesse sentido podem levar a conflitos e ao desgaste da relação, tendo como último estágio a perda do cliente.
Porém, quando a negociação é realizada de maneira estratégica, a empresa que terceiriza sua cobrança tem diversos benefícios. O primeiro deles é não ter mais que destinar colaboradores para essa finalidade, deixando-os focados em outras questões mais relevantes para o negócio. Há também a diminuição da inadimplência, o que acontece em decorrência da amigável e adequada realização da cobrança. Outros benefícios são:
- Mais agilidade e rapidez na cobrança (levando ao rápido recebimento dos valores pendentes);
- Manutenção de uma boa relação com os clientes devedores;
- Melhora do fluxo de caixa (em decorrência do recebimento dos títulos que estavam em atraso).
Como as empresas podem terceirizar a cobrança?
Para aquelas empresas que querem terceirizar a cobrança, uma das alternativas mais indicadas em relação ao parceiro nesse processo é trabalhar com uma factoring (fomento mercantil). Como foi dito acima, a maneira de lidar com os clientes devedores é um aspecto sensível em relação às cobranças.
Desse modo, como as factorings têm a antecipação de recebíveis como um dos seus principais serviços, elas possuem, além de uma estrutura adequada, profissionais qualificados para negociarem com os clientes devedores da melhor maneira possível. E isso aumenta as chances de a sua empresa receber os valores pendentes sem comprometer a relação com os clientes.
Além disso, terceirizar a cobrança junto a uma factoring é um processo simples (sem burocracia) e de baixo investimento. Ou seja, a sua empresa só tem a ganhar.
Conclusão
Como é algo que pode ser feito de maneira bastante simples e que gera diversos benefícios, terceirizar a cobrança da sua empresa realmente é uma ótima opção. Contudo, lembre-se de que, para obter sucesso com essa alternativa, é essencial trabalhar com uma instituição séria e eficiente. Por isso, avalie muito bem com quem deixar a responsabilidade pelas suas cobranças. Fazer uma boa escolha nesse sentido é determinante para que essa estratégia gere os benefícios mencionados acima.
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