A saúde financeira de uma empresa é um aspecto determinante para o seu sucesso. Por isso, o ideal é estar com o caixa sempre no azul. Contudo, isso nem sempre acontece, especialmente em se tratando das empresas que realizam vendas a prazo. Porém, mesmo nesse caso, é sim possível manter um bom fluxo de caixa. Sendo que o caminho para isso pode ser usar o factoring (fomento mercantil).
Desse modo, para que você conheça melhor essa opção para balancear o seu fluxo de caixa e nunca ficar no vermelho, mostraremos abaixo o que é o factoring e como solicitá-lo. Confira!
O que é factoring e para quais situações ele é indicado?
Factoring (ou fomento mercantil) é uma atividade comercial que tem como finalidade principal oferecer o serviço de antecipação de recebíveis (por meio do desconto de direitos creditórios). Trata-se de uma alternativa que as empresas têm para transformar vendas a prazo em vendas à vista.
Sendo que uma das maiores vantagens do factoring é que ele, diferentemente dos bancos, não faz com que as empresas contraiam dívidas, já que não se trata de um empréstimo ou de um financiamento, mas sim do recebimento de valores já pertencentes a elas. Além disso, as taxas praticadas pelas instituições de factoring são bem inferiores àquelas cobradas pelos bancos.
O factoring é indicado para empresas (especialmente as de pequeno e médio porte) que querem manter seu fluxo de caixa saudável sem precisarem fazer empréstimos ou financiamentos. É a opção perfeita para aquelas empresas que vendem a prazo e precisam receber os valores antecipadamente (ao que foi combinado com os seus clientes) para manterem suas atividades adequadamente.
Como a minha empresa pode solicitar o factoring?
É óbvio que existem algumas distinções entre cada instituição de factoring. Contudo, o processo que as empresas precisam realizar para solicitar esse serviço é basicamente o mesmo em todos os casos. O primeiro passo é realizar o cadastro junto à instituição de factoring escolhida. Isso é necessário para que seja realizada uma avaliação sobre o perfil de crédito da empresa. Sendo que essa análise é mais simples do que aquela feita pelos bancos.
Posteriormente, a empresa deve enviar os títulos creditórios dos quais deseja antecipar o recebimento. Vale destacar que isso pode acontecer de forma totalmente digital. Após receber os títulos, a instituição de factoring os analisa e faz uma proposta. Desse modo, caso a empresa aceite essa proposta, incluindo a taxa cobrada pela operação, é fechado um contrato e ocorre o pagamento (antecipação de recebíveis) dos títulos pela factoring.
Conclusão
Como foi possível compreender ao longo do artigo, o factoring é uma excelente opção para qualquer empresa que deseja manter um bom fluxo de caixa. Sendo que essa alternativa, diferentemente dos bancos, não tem taxas elevadas e não gera dívidas. Ou seja, o factoring pode ser um ótimo aliado de todo empreendedor que quer manter a saúde financeira do seu negócio.
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