Você fez uma venda a prazo e passou no crédito a compra do seu cliente. Mas, você gostaria de receber esse dinheiro antecipadamente, porque percebeu que o fluxo de caixa está ficando negativo. Além disso, você precisa de capital de giro para a manutenção da empresa, certo? E qual a solução? O desconto de duplicatas.
Esse é um meio que o empresário tem para adiantar o valor de uma venda a prazo e recebê-lo em dinheiro à vista no presente. Muitas empresas usam desse adiantamento para arcar com os custos do dia-a-dia do negócio.
Ficou curioso? Então leia neste artigo e confira como o desconto de duplicatas pode ser uma saída interessante para manter a saúde financeira do seu negócio.
Por que solicitar o desconto de duplicatas?
Antes de mais nada, vamos entender o que é a duplicata. Trata-se de um documento emitido junto com a Nota Fiscal em operação de compra e venda. Ela é um título de crédito que comprova o contrato de compra e venda entre comprador e fornecedor.
Como a duplicata é um tipo de promessa de crédito que a empresa detém do cliente, é possível descontá-la. O desconto de duplicatas é o recebimento antecipado do dinheiro da venda a prazo. Quem realiza a intermediação da operação é a instituição bancária ou empresa de factoring, que transfere para você o valor a ser antecipado.
Como dito anteriormente, a principal vantagem do desconto de duplicatas, que também recebe o nome de antecipação de recebíveis, é justamente você receber o valor da venda que seria creditado no seu caixa no futuro em dinheiro à vista no presente.
Se você tem muitas duplicatas para receber, precisa aumentar seu capital de giro para a manutenção da empresa, alimentar o fluxo de caixa e sair do negativo, o desconto de duplicatas vale à pena. Além disso, o poder de negociação aumenta, já que você detém de capital para compras e contratações, o que pode ser bem vantajoso para o seu cliente final que encontrará valores mais chamativos.
Porém, a grande desvantagem na operação do desconto de duplicatas com instituições bancárias é a cobrança de taxas, juros e encargos financeiros, bem como reciprocidades que tornam a operação mais elevada que o factoring. Eles são descontados no momento em que você recebe o valor dos seus recebíveis.
Quais são as diferenças do desconto com o factoring?
Assim como o desconto de duplicatas, a operação de factoring também visa transformar a sua venda a prazo em venda à vista. Mas, os dois recursos têm algumas diferenças:
Desconto de duplicatas:
- O banco realiza empréstimo financeiro com recursos de intermediação financeira;
- A instituição bancária recebe as duplicatas como garantia de um contrato financeiro;
- O banco cobra taxas, encargos, juros e reciprocidades mais elevados;
- O desconto é realizado somente aos clientes do banco que não apresentam risco cedente.
Factoring:
- Utiliza de capital próprio para comprar as duplicatas e antecipar os recebíveis;
- As taxas praticadas sem reciprocidades podem ser muito mais inferiores que as cobradas pelos bancos;
- As operações são subordinadas exclusivamente ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras);
- O factoring é um aliado do empreendedor para manter a saúde financeira do negócio.
Viu como o desconto de duplicatas pode valer à pena? Além de antecipar os recebíveis das suas vendas a prazo, você pode aumentar o capital de giro e deixar as operações financeiras do seu negócio ativas e sob controle.
Aqui na Credere você conta com taxas bem mais inferiores em relação aos bancos e ainda conta com uma equipe parceira na gestão de cobranças do valor a ser recebido.
Fale com a Credere agora mesmo e antecipe seus recebíveis!