A antecipação de recebíveis já foi destacada em alguns artigos publicados aqui no site da Credere, sendo que uma das maneiras de uma empresa fazê-la é por meio da negociação de direitos creditórios com uma factoring (atividade comercial de fomento mercantil). Porém, o que muita gente não sabe é que é viável fazer a antecipação de recebíveis utilizando FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).
Por isso, para tirar as suas dúvidas sobre essa questão, mostraremos abaixo como é possível antecipar recebíveis fazendo uso desses fundos. Acompanhe e conheça mais essa possibilidade que as empresas têm para terem dinheiro em caixa sem precisarem se submeter a empréstimos e financiamentos com taxas de juros abusivas!
O que são Fundos de Investimento em Direitos Creditórios?
Os Fundos de Investimento são bastante variados, sendo que todos se caracterizam como aplicações financeiras, em forma de condomínio.
Pode-se investir, por exemplo, na poupança, em imóveis, títulos públicos, em ações na Bolsa de Valores em forma de fundos. Estes, em geral, caracterizam-se pela união de diversos investidores que buscam uma mesma aplicação.
Dessa forma, os fundos, quaisquer que sejam, são considerados mercado de capitais para investidores e no caso do FIDC exige-se ainda que sejam investidores qualificados, e são supervisionados pela CVM.
Pelo lado do investidor, os fundos podem ser feitos para investir em diferentes opções, como imóveis, commodities, ações, etc., e inclusive direitos creditórios. E é exatamente nesta última alternativa onde o tomador de recursos pode haver a viabilização da antecipação de recebíveis, pois os FIDCs geralmente têm lastro em duplicatas ou recebíveis, em operações que muito se assemelham a factoring ou desconto de duplicatas.
Do que se trata a antecipação de recebíveis?
De maneira resumida, pode-se dizer que antecipar recebíveis trata-se de uma operação por meio da qual uma empresa repassa títulos/direitos creditórios (duplicatas, cheques pré-datados…) para uma factoring ou FIDC e, assim, recebe, à vista (mediante o pagamento de uma pequena taxa), o pagamento por um produto ou serviço negociado com o seu cliente para ser pago a prazo.
Dessa forma, a factoring ou FIDC passa a ser responsável pela cobrança do crédito e a empresa recebe um valor que já era seu por direito de forma antecipada, podendo manter suas atividades e fazer investimentos sem precisar de empréstimos ou financiamentos.
Vantagens de antecipar recebíveis usando FIDCs?
Como foi possível compreender acima, a Antecipação de recebíveis são atividades financeiras do tomador de recursos que podem ser realizadas com Fundos de Investimento em Direitos Creditórios ou com empresas de factoring.
Entretanto, existem diversas vantagens de operar com FIDC para o cliente cedente tomador do recurso. Entre elas estão:
- A viabilidade de serem aplicadas taxas mais competitivas devido à desintermediação financeira, alavancagem e economia fiscal;
- A isenção do IOF, que representa 0,5% em operações de 30 dias ou 0,75% para 90 dias;
- A obtenção de uma boa imagem no mercado de crédito perante os clientes dos cedentes, pois os FIDCs são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e administrados por uma instituição financeira;
- O fato de as operações não impactarem no endividamento bancário do cliente/cedente;
- A inexistência de reciprocidades bancárias que tornam a operação mais onerosa;
- E mais agilidade e transparência com operações documentadas e assinadas digitalmente.
Diante do que foi exposto, conclui-se que é totalmente viável e vantajoso realizar a antecipação de recebíveis junto a um FIDC. Ou seja, essa é mais uma alternativa que está à disposição das empresas que precisam de crédito, mas não querem recorrer aos empréstimos e financiamentos dos bancos, que sempre geram ônus pesados para as organizações.
Desse modo, se a sua empresa precisa antecipar recebíveis, seja utilizando FIDCs ou empresa de Factoring, conte com a agilidade e a eficiência da Credere! Entre em contato com a nossa equipe de consultores e veja como podemos ajudar o seu negócio a crescer sem precisar fazer empréstimos ou financiamentos!