O que é uma FIDC? Trata-se de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. É uma associação de investidores em forma de condomínio. O FIDC é administrado por profissionais de mercado, sendo regidos por um regulamento.
É um fundo de renda fixa composto por direitos creditórios e que permite a alavancagem apenas com investidores qualificados. Além disso, o FIDC precisa ter no mínimo 50% de seu patrimônio líquido investido em direitos creditórios como, por exemplo, duplicatas, cheques etc.
Agora, para você entender os benefícios que se tem em operar com um FIDC, fique neste texto até o final e conheça as 4 vantagens do FIDC que você precisa saber.
1. Isenção do IOF
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) está isento quando se opera com um FIDC, a depender do tipo de crédito que foi cedido no fundo. Isso representa 0,5% em operação de 30 dias ou 0,75% para 90 dias. Além disso, as taxas são mais competitivas em comparação aos bancos comerciais, devido à desintermediação financeira.
2. Economia Fiscal
Uma das vantagens do FIDC diz respeito às suas operações, que são isentas de tributação como, por exemplo, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSSL), o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Seguridade Social (COFINS) e Imposto de Renda Jurídica (IRPJ). Entretanto, somente o Imposto de Renda é cobrado no momento do resgate dos recursos pelo investidor do fundo, ou seja, o quotista.
3. Boa imagem no mercado de crédito é uma das vantagens do FIDC
Os FIDCs são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e tem como base legal a Resolução CMN nº 2907 e Instrução CVM 356. Ele é um fundo de investimento de renda fixa, organizado por uma instituição financeira e administrado por profissionais de mercado. Além disso, o FIDC permite alavancagem com investidores qualificados.
4. Inexistência de reciprocidades bancárias
Uma das outras vantagens do FIDC é a inexistência de reciprocidades bancárias, cuja atividade torna a operação mais onerosa. As operações com o FIDC são muito menos burocráticas em comparação aos bancos. Outra vantagem é a prática de taxas inferiores, uma vez que os recebíveis das empresas se transformam em lastro para o fundo. Assim, o crédito torna-se um título que é capaz de gerar renda, mantendo, assim, a operação do FIDC.
Hoje você entendeu as vantagens do FIDC para antecipar seus recebíveis e como esse fundo de investimento pode apresentar ainda mais vantagens em comparação com bancos comerciais.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a Credere! Nossa equipe está aqui para ajudar o seu negócio a crescer! Há mais de 20 anos trabalhando no Fomento Mercantil!