A antecipação de recebíveis como forma de obter crédito para capital de giro

Um dos pontos negativos de realizar vendas a prazo é o risco de os negócios, em alguns meses, mesmo tendo valores a receber no futuro, ficarem sem recursos suficientes em caixa para arcarem com suas despesas. Nesse cenário, o empreendedor precisa buscar alternativas para obter crédito para capital de giro.

Isso é algo natural e que não significa necessariamente um problema. Até porque, há obrigações financeiras que precisam ser cumpridas pontualmente. Um exemplo disso é o salário dos colaboradores.

No entanto, é importante analisar muito bem as opções disponíveis para obter o crédito necessário para aumentar o capital de giro e equilibrar o fluxo de caixa de modo a garantir a continuidade da empresa. É nesse ponto onde a antecipação de recebíveis se apresenta como uma excelente alternativa.

Continue lendo e entenda o porquê disso!

A grande oferta de crédito para capital de giro pode ser uma armadilha

Atualmente, há uma ampla oferta de empréstimos para capital de giro. Isso torna o processo de obtenção dos valores mais rápido e simples.

E é exatamente essa facilidade que leva muitos empreendedores a fazerem escolhas precipitadas. Tomar crédito, independentemente do objetivo, deve ser algo muito bem planejado.

E a análise de todas as opções viáveis é uma das partes desse planejamento. Sendo que, no caso das empresas que vendem a prazo, optar pela antecipação de recebíveis em detrimento dos empréstimos geralmente é um excelente negócio.

As vantagens da antecipação de recebíveis como forma de obter liquidez

Contrair dívidas sempre é algo ruim para qualquer empreendimento. E é fato que os empréstimos, além de “sugarem” parte dos lucros durante vários meses/anos (para o pagamento das parcelas), aumentam as chances de endividamento futuro, especialmente diante de crises e sazonalidades.

Por isso, sempre que houver uma opção que possibilite fugir desse risco, é importante dar preferência a ela. E esse é o caso da antecipação de recebíveis como alternativa para conseguir crédito para capital de giro.

Empresas que antecipam seus recebíveis têm como primeira grande vantagem a inexistência de ônus financeiro futuro. Isso decorre do fato de elas não estarem pegando capital emprestado, mas sim obtendo valores que já são seus. E o melhor, mediante taxas que são muito mais acessíveis do que aquelas praticadas em outras opções de crédito.

Outros benefícios de grande relevância da antecipação são:

  • Conseguir estruturar as finanças do negócio sem correr o risco de endividamento;
  • Além de arcar com despesas urgentes, realizar investimentos para se fortalecer; e
  • Reduzir a ocorrência de inadimplência.

Devido a tudo isso, não resta dúvida de que a antecipação é excelente para os negócios aumentarem o seu capital de giro. Porém, como realizá-la?

Factoring e FIDC: opções para antecipar recebíveis

A antecipação de recebíveis pode ser feita tanto junto às Factorings como via FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). Para entender as diferenças e especificidades de cada opção, leia os conteúdos abaixo:

O mais importante é saber que ambas são ótimas alternativas, tanto pelas taxas acessíveis como pela agilidade no processo de solicitação e recebimento do crédito.

Na Credere, seja por meio dos nossos serviços de Factoring ou do nosso FIDC, você consegue antecipar seus recebíveis com praticidade e segurança e obtém crédito para capital de giro. Clique nos links e saiba mais!

Compartilhar: