Se você acompanha nossos conteúdos, já deve saber que a antecipação de recebíveis com FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) é uma excelente opção para as empresas que têm contas a receber.
Recorrendo a essa solução, elas obtêm imediatamente (descontando uma pequena taxa) os valores das suas vendas parceladas. Para conhecer os benefícios disso, leia este artigo.
Porém, será que você realmente conhece todos os detalhes em relação a esse tipo de operação? Provavelmente não. Mas agora vai conhecer, pois mostraremos a seguir 4 coisas muito interessantes que você precisa saber sobre a antecipação de recebíveis com FIDC.
Continue a leitura e confira!
1. A dinâmica das operações é ágil e prática
Graças à inexistência de burocracia, a antecipação de recebíveis com FIDC tem a agilidade e a praticidade como características básicas.
Para começar, todas as operações podem ser realizadas de forma digital. Desde a solicitação até o pagamento, é possível fazer tudo online, o que elimina todos os típicos processos burocráticos. O resultado disso é mais rapidez e eficiência.
Um exemplo disso é o fato de a aprovação das operações ocorrer no mesmo dia. Ou seja, é viável que o empreendedor obtenha rapidamente os recursos dos quais precisa.
2. Os FIDCs conseguem oferecer condições diferenciadas
Um aspecto interessante da antecipação com FIDC é a flexibilidade. Optando por esse serviço, o empreendedor consegue ter suas necessidades atendidas de maneira personalizada.
Aliado a isso está o fato de as taxas das operações serem bastante competitivas. Os FIDCs trabalham com opções bem mais acessíveis do que outras soluções para obtenção de crédito. Isso possibilita uma boa economia para as empresas que decidem utilizar esse serviço.
3. Trata-se de uma boa opção para todas as empresas
Todos os negócios que vendem a prazo podem recorrer à antecipação de recebíveis via FIDC.
Como trabalham com critérios de elegibilidade flexíveis, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios conseguem atender a todos os negócios que têm títulos a receber.
Isso representa uma excelente oportunidade para empresas que:
- Desejam obter recursos sem gerar dívidas;
- Não querem realizar empréstimos devido às taxas de juros elevadas; e
- Em decorrência de eventuais restrições, não possuem outras alternativas de crédito.
4. Trabalhar com um FIDC significa ter alta segurança
A regulamentação dos FIDCs é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Sendo que as regras para a constituição e a operação desses fundos são bastante rígidas.
É exigido, por exemplo, que eles tenham uma estrutura consistente e possuam como administradores profissionais qualificados.
Também é importante mencionar a questão da diversificação. Os FIDCs costumam investir em uma ampla carteira de recebíveis. Isso tem como vantagem a redução dos riscos de perdas.
Dessa forma, analisando tudo isso do ponto de vista das empresas que decidem antecipar seus recebíveis com um FIDC, elas têm a segurança de estarem trabalhando com um parceiro que possui uma estrutura sólida e confiável.
Há alta confiabilidade também em relação à realização das operações de antecipação. É claro que isso pode variar de acordo com cada fundo. Porém, considerando como exemplo o FIDC Credere, há um elevado nível de segurança. Tanto que todas as operações precisam ser assinadas com certificado digital (tipo e-CPF).
Para conhecer melhor nosso Fundo de Investimento em Direitos Creditórios e começar a realizar suas operações de antecipação de recebíveis, acesse: https://credere.com.br/fidc/!