Antecipação de recebíveis ganha força com a alta da Selic

Nos últimos meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem elevado recorrentemente a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que é a taxa básica de juros da economia. Com isso, cada vez mais empresas estão buscando alternativas ao crédito tradicional (empréstimos). E a antecipação de recebíveis tem ganhado bastante força.

Mesmo assim, muitos empreendedores ainda têm receio em recorrer a essa opção para obter capital imediato. Sendo que isso acontece especialmente pela falta de conhecimento sobre como ela funciona e se realmente vale a pena.

Esse é o seu caso? Então leia esse artigo até o final e entenda como a antecipação de recebíveis pode ajudar o seu negócio!

 

De que forma a alta da Selic afeta a busca por crédito?

Para entender por que antecipar os recebíveis da sua empresa é uma ótima alternativa, é necessário saber primeiro como a Selic afeta o setor de crédito.

Com a inflação em crescimento, o Copom sobe a taxa básica de juros para tentar controlá-la. A elevação mais recente, anunciada no dia 27 de outubro, deixou a Selic em 7,75% ao ano.

Isso tem como consequência natural o aumento das taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. Dessa forma, as empresas que precisam recorrer aos empréstimos pagam juros mais altos. Além disso, muitas vezes, a oferta de crédito fica mais restrita.

Fato é que, na prática, a Selic mais alta torna a realização de empréstimos um péssimo negócio. Até porque, pagar juros elevados significa comprometer os lucros ao longo de vários meses.

Logo, a decisão mais razoável é buscar alternativas aos empréstimos. E é aí onde entra a antecipação de recebíveis.

 

Por que a antecipação de recebíveis é uma opção ainda melhor com a Selic elevada?

Realizar a antecipação de recebíveis sempre foi um ótimo caminho para empresas que querem fugir dos empréstimos. Até porque, trata-se de uma opção com 3 características muito interessantes para qualquer empresa que precisa de capital:

  1. Trata-se de um capital interno, já que, na prática, os valores antecipados já pertencem à empresa;
  2. Taxas muito mais acessíveis do que aquelas cobradas pelos bancos; e
  3. Inexistência da geração de dívidas que podem comprometer os lucros futuros.

Assim, se com a Selic estando em 2% (índice observado no começo de 2021) antecipar recebíveis já era uma opção melhor, com a elevação para quase 8%, recorrer a um empréstimo significa assumir um risco muito elevado e desnecessário.

Além disso, ao optar pela antecipação de recebíveis, o empreendedor pode desfrutar de várias outras vantagens, tais como:

  • Facilidade – menos burocracia – no processo de solicitação;
  • Mais agilidade e rapidez no recebimento do capital; e
  • Possibilidade de receber auxílio financeiro-administrativo especializado.

É exatamente por tudo isso que a antecipação de recebíveis está ganhando força e, nos próximos meses, será uma aliada ainda mais importante dos negócios que precisam de capital imediato, seja para realizar investimentos ou arcar com custos operacionais.

Quer antecipar os recebíveis da sua empresa com agilidade, segurança e suporte especializado? Então a Credere está preparada para ser a parceira que o seu negócio precisa para continuar crescendo!

Compartilhar: