Aqui no site da Credere, você pode conferir diversos conteúdos com todos os detalhes relativos à antecipação de recebíveis. Porém, algumas pessoas têm dúvidas a respeito de questões específicas. E uma delas é sobre o momento certo para a sua empresa optar por essa alternativa.
Desse modo, para que você entenda a utilidade de fazer a antecipação e em qual momento isso deve acontecer, destacaremos abaixo 2 situações (que envolvem diversas questões) nas quais a sua empresa deve fazer essa escolha.
Leia atentamente e saiba exatamente quando fazer a antecipação de recebíveis é um bom negócio!
Diante da necessidade de crédito imediato para arcar com custos específicos
Uma das grandes vantagens de trabalhar com uma factoring realizando a antecipação de recebíveis é obter liquidez financeira imediata. Por isso, essa é uma excelente opção para empresas que estão precisando de crédito para arcarem, por exemplo, com aquelas despesas imprevistas que podem surgir em qualquer negócio, tais como:
- A necessidade de repor ou reparar um equipamento que apresentou problemas;
- A demanda por serviços pontuais (contratação temporária de determinado profissional); e
- A ocorrência de inadimplência, fazendo com que certa quantia (com destino já definido) não entre no caixa.
Todas essas situações geram a necessidade de crédito imediato. E recorrer aos empréstimos não é um bom negócio. Por outro lado, antecipar recebíveis é uma alternativa não onerosa (não gera dívidas) e que viabiliza a obtenção de crédito de forma rápida e prática.
A antecipação de recebíveis também é ideal para quando surgirem boas oportunidades de investimento
São raras as empresas que nunca perderam alguma grande oportunidade que surgiu no mercado. E, na maioria dos casos, isso acontece devido à falta de capital para realizar o investimento necessário.
Além disso, diante de boas possibilidades de crescimento, existem aqueles casos em que o empresário decide recorrer aos empréstimos bancários e, no final das contas, o retorno obtido com o investimento é integralmente utilizado para quitar a dívida com o banco. Ou seja, o “investimento” acaba sendo infrutífero.
Contudo, quando o capital necessário para a realização desses investimentos provém da antecipação de recebíveis, a empresa não contrai dívidas. Assim, pode ter um excelente retorno.
Vale destacar ainda que essa forma de obter crédito é particularmente ideal para dois tipos específicos de empresas:
- As que trabalham com revenda e necessitam de capital de giro para adquirirem mais produtos; e
- Aquelas que estão inseridas em mercados com grandes demandas sazonais (e precisam de mais capital em determinados períodos).
Conclusão
A verdade é que, em qualquer momento, a antecipação de recebíveis é uma grande aliada da sua empresa. Usando-a corretamente, é possível arcar com custos ou realizar investimentos pontuais sem se comprometer com os bancos. Por isso, essa é uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas que desenvolvem suas atividades de forma inteligente.
A sua empresa precisa arcar com custos emergenciais ou aproveitar uma grande oportunidade (investimento) no mercado? Então realize a antecipação de recebíveis com a Credere e garanta o fortalecimento do seu negócio!