Para muitos negócios locais, especialmente os de menor porte, obter crédito ainda pode ser uma tarefa árdua. Em muitos casos, as condições impostas pelos bancos e as altas taxas de juros praticamente inviabilizam o acesso ao capital necessário para se fortalecer no mercado e expandir a atuação. É exatamente como alternativa a esse cenário que surgem as ESCs.
Porém, na prática, como elas podem ser aliadas dos negócios locais? O objetivo deste artigo é justamente mostrar isso, além de destacar o conceito de ESC.
Continue a leitura e fique por dentro dos principais detalhes sobre esse tema!
O que são ESCs?
As ESCs (Empresas Simples de Crédito) são empresas – regulamentadas pela Lei Complementar nº 167/2019 – criadas com o intuito de facilitar e ampliar o acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios.
Exatamente por esse aspecto, elas têm melhor conhecimento sobre as demandas das empresas de menor porte, incluindo aquelas de atuação local. Logo, oferecem condições condizentes com a realidade desses negócios.
Para saber mais detalhes sobre as ESCs, incluindo as regras de cobrança de juros às quais elas estão sujeitas, leia este artigo!
Como as ESCs podem apoiar os negócios locais?
Obviamente, o acesso ao crédito com condições específicas (e realmente interessantes) é a resposta objetiva. Porém, existem diversos aspectos que merecem destaque em relação à forma com as ESCs apoiam os negócios locais:
Menos burocracia e mais agilidade
A obtenção de crédito junto às ESCs é um processo ágil e simplificado. Ao lidar com menos burocracia, as empresas locais conseguem o capital do qual necessitam de forma mais rápida e eficiente.
Isso é muito benéfico, principalmente considerando que a maioria dos pequenos negócios locais não possui pessoal dedicado a lidar com procedimentos burocráticos. Ou seja, trata-se de uma vantagem inclusive em termos de economia de tempo para o empreendedor.
Condições efetivamente benéficas
Ao contrário dos empréstimos bancários, que cobram juros altíssimos (ainda mais quando a Selic está elevada), as ESCs disponibilizam crédito com condições realmente vantajosas para os pequenos negócios.
As taxas de juros são bem mais acessíveis e adequadas à realidade financeira dessas empresas, o que viabiliza que elas consigam os recursos necessários para diferentes questões, tais como:
- Arcar com compromissos financeiros;
- Adquirir equipamentos;
- Ampliar o ponto comercial;
- Realizar investimentos; e
- Expandir os mercados de atuação.
Relacionamento próximo
As ESCs, até por terem uma limitação geográfica quanto à sua atuação, mantêm um relacionamento próximo com os empreendedores locais. Com isso, conseguem oferecer condições personalizadas.
Essa relação mais pessoal é especialmente importante para transmitir mais confiança para que as empresas locais busquem o crédito.
Estímulo à economia local
Ao buscarem crédito junto a uma ESC, as empresas locais contribuem para o fortalecimento da economia em suas regiões. E isso é muito positivo, pois colabora com o desenvolvimento de outros empreendimentos.
Fato é que, para os negócios locais que precisam de crédito, as ESCs são aliadas valiosas. Com opções acessíveis e flexíveis, elas realmente contribuem para facilitar o acesso aos recursos que, muitas vezes, definem se um negócio conseguirá crescer ou, no mínimo, manter suas atividades.
E o melhor é que há diferentes modalidades de crédito disponibilizadas pelas Empresas Simples de Crédito. No caso da Credere ESC, por exemplo, existe até a opção de empréstimo PJ sem garantia.
Para saber mais detalhes e conhecer outras modalidades, clique aqui!