Factoring e Empréstimo: Quais São as Diferenças?

Cenários econômicos desfavoráveis como o que estamos atravessando atualmente geram muitos desafios para as empresas. Sendo que, especialmente em se tratando dos negócios de pequeno e médio porte, acaba sendo necessário buscar alternativas de crédito. E entre as opções mais visadas estão o Factoring (antecipação de recebíveis) e o empréstimo bancário.

Por isso, nosso artigo de hoje é dedicado a apresentar as principais diferenças e especificidades de cada uma dessas alternativas.

Leia atentamente e entenda o que diferencia o Factoring do empréstimo tradicional e qual opção é melhor para o seu negócio!

Diferença “institucional” entre Factoring e empréstimo

Algumas pessoas ainda acham que o Factoring é uma modalidade de crédito oferecida pelos bancos. Porém, isso não é verdade. É exatamente por isso que se faz essencial entender essa diferença “institucional”.

Factoring

O Factoring é uma operação realizada junto a uma empresa de Factoring (Fomento Mercantil ou Comercial). Sendo que essas empresas de fomento não se caracterizam como instituições financeiras.

A principal atividade desenvolvida por elas é a compra dos chamados direitos creditórios (cheques, duplicatas…) de outras empresas. Denominada de antecipação de recebíveis, essa operação possibilita que as empresas recebam à vista (no momento da operação) valores negociados com os seus clientes para serem recebidos a prazo.

Empréstimos bancários

Os empréstimos são realizados junto aos bancos, que são instituições financeiras responsáveis por administrar o dinheiro dos seus clientes e que, entre outras coisas, oferecem linhas de crédito para pessoas e empresas.

Especificidades técnicas e operacionais do empréstimo e do Factoring

Em se tratando das especificidades técnicas e operacionais, existem muitas diferenças entre o empréstimo e o fomento mercantil. Veja as principais abaixo!

Empréstimo

  • Realizar um empréstimo gera um ônus (a necessidade de arcar com as parcelas) futuro para a empresa;
  • Geralmente, o empréstimo é burocrático e até demorado;
  • As taxas cobradas pelos bancos costumam ser bastante elevadas.

Factoring

  • Como a antecipação de recebíveis é referente a valores que já pertencem às empresas, não são contraídas dívidas;
  • A operação de Factoring costuma ser ágil e a empresa fomentada recebe os valores rapidamente (até 24 horas);
  • As taxas cobradas pelas Factorings equivalem a pequenas porcentagens dos valores antecipados;
  • As Factorings também oferecem serviços financeiros e administrativos como a análise de crédito dos clientes das empresas fomentadas e a administração do departamento de cobranças.

Para entender esse assunto de maneira ainda mais detalhada, leia os artigos abaixo:

Conclusão

Embora ambos consigam ajudar no fluxo de caixa das empresas, existem muitas distinções entre o Factoring e o empréstimo bancário. Sendo que, de modo geral, realizar a antecipação de recebíveis é sempre uma opção menos onerosa. Porém, quando ela não é suficiente para gerar o capital de giro necessário, pode ser necessário recorrer a um empréstimo.

A sua empresa precisa de crédito para equilibrar o fluxo de caixa, mas não quer se comprometer com um banco? Então realizar a antecipação de recebíveis com a Credere é a opção ideal!

Compartilhar: