A antecipação de recebíveis é uma alternativa/estratégia financeira de grande valor para as empresas que desejam otimizar o fluxo de caixa e obter capital de giro sem precisarem recorrer aos tradicionais empréstimos – e lidarem com ônus como a necessidade de ficar pagando as parcelas.
Há duas opções bastante utilizadas para fazer a antecipação: o factoring e o FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). Sendo que cada uma delas tem suas peculiaridades. Dessa forma, a escolha entre elas deve ser feita levando em conta as necessidades específicas do seu negócio.
Para ajudar você em relação a essa questão, destacaremos ao longo deste artigo as características do factoring e do FIDC.
Leia atentamente e obtenha informações valiosas, que ajudarão você a definir qual deles é mais vantajoso para a realização das suas operações de antecipação!
Compreendendo a antecipação de recebíveis
Antes de conhecer as diferenças entre o factoring e o FIDC, é importante entender o conceito de antecipação de recebíveis.
Objetivamente, trata-se, como o próprio nome diz, de antecipar o recebimento de pagamentos que uma empresa acertou com os seus clientes para o futuro.
Na prática, o que ocorre é a transformação de direitos creditórios (duplicatas, cheques…) em dinheiro imediato no caixa. É exatamente por isso que essa opção é bastante útil para enfrentar desafios financeiros e/ou aproveitar oportunidades de investimento.
Factoring: uma abordagem tradicional
O factoring é a opção mais tradicional para a realização da antecipação de recebíveis. Nesse modelo, os negócios cedem seus recebíveis a uma empresa de factoring, que, por sua vez, adianta o valor referente ao título de crédito em questão – com o desconto de uma pequena taxa.
Vantagens do factoring
O factoring é a solução perfeita para as empresas que buscam uma alternativa prática e rápida para melhorar seu fluxo de caixa.
Também vale a pena destacar a segurança e a agilidade das operações. Elas podem inclusive ser realizadas de forma 100% digital. Além disso, dependendo do horário do envio, é possível que a empresa cedente receba os valores no mesmo dia.
FIDC: uma abordagem estruturada
Além de ter basicamente os mesmos benefícios do factoring, o FIDC é uma opção estruturada para a antecipação de recebíveis.
Vantagens do FIDC
O FIDC proporciona mais controle sobre o processo de antecipação de recebíveis. Assim, é possível atender às necessidades da empresa cedente de maneira mais personalizada. Mas as vantagens não param por aí:
- Possibilidade de negociar uma variedade maior de títulos; e
- Taxas mais acessíveis (graças à desintermediação financeira e a isenção do IOF).
A escolha certa para a sua empresa
A escolha entre factoring e FIDC depende das necessidades e prioridades do seu negócio. Portanto, antes de tomar uma decisão, avalie detalhadamente a situação financeira da sua empresa, os seus objetivos com a antecipação de recebíveis e as taxas envolvidas nas operações.
O que você não precisa ter dúvidas na hora de escolher é o parceiro para realizar suas operações. Na Credere, disponibilizamos tanto a antecipação via factoring como com FIDC. Clique nos links e confira os detalhes sobre cada alternativa.