Melhores estratégias para obter capital de giro sem gerar dívidas com os bancos

Fazer um empréstimo bancário é a primeira opção que passa pela cabeça de muitos empreendedores para obter capital de giro. Contudo, na maioria das vezes, essa não é a decisão mais acertada. Isso porque, atualmente, existem alternativas muito melhores, incluindo algumas que não geram obrigações financeiras futuras.

Considerando isso e com o intuito de ajudar você a avaliar todas as possibilidades, mostraremos abaixo as estratégias mais inteligentes e menos onerosas para conseguir o capital necessário para manter as atividades do seu negócio no curto prazo.

Leia com atenção e descubra quais podem ser utilizadas por você de acordo com o cenário da sua empresa!

Aprimorar a gestão financeira e buscar vantagens contábeis

Não é novidade que o empreendedor brasileiro ainda precisa evoluir muito em relação à gestão financeira. Logo, muitas empresas podem se livrar da necessidade de recorrer a um empréstimo simplesmente adotando uma melhor gestão das finanças.

Por vezes, a implementação de aprimoramentos nesse sentido gera uma economia que viabiliza a destinação de valores (antes indisponíveis) para o capital de giro.

Também pode ser uma ótima opção buscar vantagens contábeis (legais). Isso porque, não são raros os casos de empresas que pagam impostos que poderiam ser desonerados.

Aproveitar possibilidades relacionadas ao seu estoque para obter capital de giro

Você está com um estoque elevado de produtos de menor giro? Ofertá-los (para pagamento à vista) com descontos especiais pode ser uma excelente maneira de obter recursos imediatos.

Inclusive, especialmente quando esses produtos já foram quitados junto aos seus fornecedores, pode valer a pena até mesmo vendê-los com um lucro de 50 a 80% menor do que aquele previsto.

Até porque, deixar de ter certo lucro é bem menos oneroso do que fazer um empréstimo com taxas elevadas. Assim, é possível garantir capital de giro para manter as operações sem ter qualquer ônus financeiro futuro.

Reavaliar os custos e despesas em busca de pontos de economia

Principalmente com os recursos tecnológicos dedicados à automatização de processos e ao ganho de eficiência e produtividade, cortar custos e despesas – sem ter prejuízo na qualidade dos serviços/produtos entregues – é uma possibilidade real para muitos negócios atualmente.

Nesse sentido, algumas boas alternativas para encontrar pontos de economia são:

  • Avaliar quais processos podem ser otimizados e o que será necessário (em termos financeiros) para isso;
  • Buscar soluções que viabilizem a automatização de tarefas; e
  • Identificar (e eliminar) processos que não estão gerando um retorno razoável.

Optar pela antecipação de recebíveis em detrimento dos empréstimos bancários

Quando você faz a antecipação de recebíveis, diferentemente de um empréstimo, não gera obrigações futuras. Isso porque, os recursos obtidos já pertencem à sua empresa.

Não à toa, pode-se dizer que ela viabiliza a transformação de vendas a prazo em vendas à vista (capital imediato). Assim, é possível dispor valores ao capital de giro sem ter dores de cabeça em relação a um potencial endividamento.

Para entender de forma ampla porque antecipar recebíveis é muito mais vantajoso do que fazer um empréstimo junto a um banco, leia este artigo!

E se você compreender que a antecipação de recebíveis é a escolha certa para o momento atual da sua empresa, conte com a Credere. Veja aqui o passo a passo para operar e entre em contato para começar a fazer suas operações!

Compartilhar: