A evolução do Fomento Comercial no Brasil e as perspectivas para 2023

Na maioria dos conteúdos que publicamos, destacamos o quanto o Fomento Comercial, que engloba as Factorings ou Fomento Mercantil, Securitização, Empresas Simples de Crédito (ESCs) e FIDC, pode colaborar para o crescimento e fortalecimento das pequenas e médias empresas.

No entanto, é importante ressaltar que, no início da década de 1970, quando surgiram as primeiras operações, foi tudo muito difícil (pela confusão se era uma atividade legal ou não).

Considerando isso, vale a pena conhecer a evolução do Fomento Comercial no Brasil e avaliar suas perspectivas para 2023.

Vamos lá?

Surgimento do Fomento Comercial no mercado brasileiro

Embora o Factoring tenha se iniciado no Brasil na década de 1970, houve uma circular (703/1982) do Bacen que declarou que o Factoring era uma atividade privativa de instituição financeira.

Por meio da Instrução Normativa 16/1986 (do DNRC), foi autorizado o registro da Factoring na Junta Comercial sem a necessidade da aprovação do Banco Central. Depois, pela circular 1359/1988 (do Bacen), foi revogada a circular 703 e as Factorings puderam se estabelecer como empresas comerciais que compram direitos creditórios.

Por fim, em 1995, por meio da lei 9249/95, foi definida a atividade de Factoring na legislação de Imposto de Renda. Exatamente nessa época, foi constituída a Credere, que já tem 27 anos de existência.

Nos primeiros anos de operações, em decorrência do cenário econômico extremamente complexo, o Factoring enfrentou grandes desafios.

Porém, exatamente devido à crise inflacionária e às mudanças de Planos Econômicos, as empresas tinham dificuldade para manter a liquidez. E isso, na prática, representava uma oportunidade para a concretização do Factoring.

Os avanços e a concretização do Factoring

Pelo seu papel relevante justamente nos momentos mais difíceis, o Factoring obteve grandes avanços e se consolidou no mercado brasileiro. Tanto que, na segunda metade da década de 1980, já existia um grande número de empresas de Fomento Mercantil – espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Com isso, além de ajudar muitos negócios (de diferentes setores – comércio, indústria e serviços) a manterem suas atividades e se fortalecerem no mercado, o Factoring também passou a ser visto como um importante “agente” econômico pelo fato de colaborar para a manutenção de milhares de postos de emprego.

A criação do FIDC como um passo relevante para o Fomento Mercantil no Brasil

Após o Fomento Mercantil ganhar ainda mais relevância na década de 1990, no começo dos anos 2000, ele foi impulsionado. Isso porque, em 2001, o CMN (Conselho Monetário Nacional) criou o FIDC (Fundo de Investimentos de Direitos Creditórios).

Para entender tudo sobre esse assunto, leia nossos artigos abaixo:

Na prática, a instituição do FIDC expandiu o mercado de Fomento Comercial e aumentou as possibilidades para as empresas. Sendo que a principal vantagem foi em relação à obtenção de liquidez por meio da antecipação de recebíveis.

Perspectivas do Fomento Comercial para os próximos meses

Obviamente, 2023 é um ano para o qual as análises devem ser feitas com muita cautela. Porém, não há dúvidas de que, com as desconfianças sobre os rumos da economia e a Selic (taxa básica de juros) alta, recorrer aos empréstimos bancários não é uma boa alternativa para as empresas.

Por outro lado, o Fomento Comercial continua sendo uma ótima opção. E as perspectivas são excelentes. Inclusive com um cenário favorável para que ele seja, mais uma vez, o principal aliado das pequenas e médias empresas durante os momentos de baixa liquidez e/ou de boas oportunidades para impulsionar a rentabilidade.

Como ficou claro ao longo deste artigo, o Fomento Comercial tem uma belíssima história no Brasil. Até porque, ele contribuiu (e continua contribuindo) ativamente para o avanço do empreendedorismo. Sendo que seu valor para os negócios tende a permanecer crescendo.

E a Credere está preparada para fazer parte disso ao colocar à disposição da sua empresa diversos serviços de Factoring pensados para ajudar na consolidação e crescimento no mercado. Conheça todos eles acessando www.credere.com.br!

Compartilhar: