A pandemia de Covid-19 levou muitas empresas a paralisarem suas atividades ou adotarem o Home Office. No entanto, agora, que as coisas estão começando a se estabilizar, é hora de planejar a retomada das atividades normais. Sendo que, naturalmente, isso requer alguns cuidados especiais.
Desse modo, para auxiliar você na retomada das atividades da sua empresa após a pandemia, destacaremos abaixo 5 dicas que certamente terão grande valor nesse processo. Sendo que elas se referem à questão sanitária (essencial atualmente) e também ao aspecto econômico.
Confira atentamente e evite correr riscos!
1. Adequar-se às orientações básicas referentes à segurança no ambiente de trabalho
A pandemia gerou a necessidade de serem respeitadas orientações básicas que são válidas para a sociedade em geral. E, no ambiente de trabalho, não pode ser diferente.
Por isso, na retomada das suas atividades, a sua empresa precisa se adequar e respeitar essas orientações. Algumas das mais relevantes são:
- Utilização de máscara e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
- Disponibilidade de local adequado para a realização constante da higiene das mãos;
- Higienização frequente de objetos e locais de uso comum;
- Respeito ao distanciamento social (1,5 m);
- Disponibilidade permanente de álcool em gel 70%; e
- Afastamento (por 14 dias) de colaboradores com sintomas de Covid-19.
2. Analisar quais normas sanitárias específicas a sua empresa deve seguir
De acordo com a natureza das atividades realizadas, a sua empresa pode precisar seguir normas sanitárias específicas.
Assim, é essencial avaliar essa questão para identificar possíveis medidas especiais que devam ser adotadas. Nesse sentido, vale lembrar que o descumprimento de certas normas relacionadas a esse tema pode gerar inclusive ônus judicial para a organização.
3. Implementar diretrizes personalizadas de saúde e higiene
Essa dica é uma consequência da anterior. Isso porque, caso a sua empresa desenvolva atividades que envolvam especificidades, é crucial implementar diretrizes personalizadas para que todos os colaboradores se adequem à nova realidade sanitária.
4. Realizar a antecipação de recebíveis para manter as finanças em ordem
A pandemia gerou dificuldades financeiras para muitas empresas. E, nesse cenário, realizar empréstimos não é uma boa alternativa.
Por outro lado, fazer a antecipação de recebíveis para obter crédito imediato é um ótimo caminho para manter as finanças em ordem.
5. Fazer a retomada das atividades trabalhando com uma factoring
Você sabia que, além de fazer a antecipação de recebíveis, uma factoring pode ajudar a sua empresa em questões como:
- Realização de cobranças;
- Avaliação de crédito dos seus clientes; e
- Avaliação sobre as contas (“a receber” e “a pagar”) da empresa.
Diante disso, trabalhar com uma factoring pode ser um diferencial muito favorável para a retomada das atividades da sua empresa.
Conclusão
Seguindo essas dicas, a retomada das atividades da sua empresa será muito mais segura. Isso, tanto em relação à questão sanitária, quanto no que diz respeito às finanças. Até porque, esse também é um ponto de atenção nesse momento, já que muitas empresas estão passando por dificuldades econômicas.
A sua empresa precisa de crédito para se fortalecer no mercado após a retomada das suas atividades? Então conte com a Credere para fazer a antecipação de recebíveis e manter suas contas no azul!