Como Criar Um Plano de Negócios Eficiente?

Ter um negócio próprio é um anseio comum entre os brasileiros. Porém, muitas vezes, ao tentar efetivar esse desejo, o postulante a empreendedor enfrenta muitas dificuldades e acaba falindo. E, na maioria dos casos, a maior responsável por isso é a falta de planejamento, caracterizada especialmente pela inexistência de um plano de negócios eficiente.

Por isso, visando ajudar aqueles que querem abrir uma empresa da maneira correta e alcançar consistência no mercado, nosso artigo de hoje mostrará como criar um plano de negócios eficiente.

Continue lendo e entenda a relevância do plano de negócios e saiba como elaborar o seu!

 

Por que ter um plano de negócios é indispensável para o sucesso de um empreendimento?

Ter uma ideia de negócio que parece infalível é fácil. Difícil mesmo é colocá-la em prática e obter consistência no longo prazo.

Tanto que, no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas abertas em 2012 já tinham fechado as portas cinco anos depois. E a inexistência de um plano de negócios certamente foi a causa mais comum do fracasso da maioria dessas empresas.

Mas, afinal, por que um plano de negócios é tão importante?

O plano de negócios é uma espécie de documento que aponta com clareza os objetivos da empresa e o que é necessário fazer para que eles sejam conquistados. Assim, pode-se dizer que ele é a base (o norteador) do empreendimento.

É no plano de negócios onde estarão coisas como:

  • O detalhamento do mercado no qual a empresa atuará;
  • Com quais produtos/serviços ela trabalhará;
  • Quais serão os custos iniciais do negócio e de onde virão os recursos;
  • As estratégias de mercado que a empresa adotará visando seus objetivos;
  • Quem são os concorrentes e potenciais clientes e fornecedores; e
  • Quais são os pontos fortes e as fragilidades do negócio.

Dessa forma, o plano de negócios serve, essencialmente, para traçar um cenário futuro (no qual a empresa estará inserida) e identificar os pontos de atenção.

 

Quais as melhores práticas/ações na elaboração de um plano de negócios?

A elaboração de um plano de negócios eficiente requer paciência e muito estudo. Até porque, é necessário avaliar e desenvolver uma série de coisas, tais como:

  • A análise de mercado;
  • O plano financeiro;
  • O plano de marketing; e
  • O plano operacional.

Diante disso, é essencial adotar as melhores práticas e ações para o correto desenvolvimento do seu plano.

Veja abaixo 2 coisas que lhe ajudarão a montar o seu plano de negócios de maneira eficiente!

 

1. Fazer cursos sobre a elaboração de um plano de negócios

Atualmente, é possível encontrar bons (e gratuitos) cursos sobre a elaboração de um plano de negócios. Nesse sentido, uma boa alternativa é o curso “Como elaborar um Plano de Negócio”, oferecido pelo Sebrae.

2. Consumir materiais relevantes sobre o assunto

Além do curso, o próprio Sebrae também disponibiliza muitos materiais relevantes sobre plano de negócios. Outra boa fonte de materiais desse tipo é o site da Endeavor.

 

Conclusão

Com dedicação e estudo, é possível criar um plano de negócios eficiente, de modo a validar a sua ideia. E, mesmo que essa não seja uma tarefa tão simples, lembre-se de que ela é essencial. Até porque, difícil mesmo é abrir uma empresa e ter que fechá-la meses depois. Assim, ao ter uma ideia de negócio, não faça nada antes de montar o seu plano de negócios.

Você sabia que o factoring pode ser um grande aliado do fortalecimento da sua empresa nos meses iniciais de atuação? Clique aqui e entenda o porquê disso!

Compartilhar: