As mídias sociais são o “ambiente digital” que concentra a maior quantidade de pessoas atualmente. Sendo que isso, naturalmente, envolve os mais variados perfis de consumidores. Logo, é fato que hoje existe uma grande relevância das redes sociais para as empresas.
Até porque, o consumidor brasileiro efetivamente utiliza essas mídias para interagir com as empresas e comprar. Isso ficou claro na pesquisa mCommerce no Brasil 2019, realizada pela Ipsos em nome do PayPal. Entre outros dados, o levantamento apontou que 43% dos consumidores brasileiros realizam compras por meio das mídias sociais.
Considerando isso, o intuito deste conteúdo é apresentar alguns fatores que explicam a importância das redes sociais para as empresas. Confira!
A relevância das redes sociais para as empresas em relação à visibilidade
Estar visível para o seu público-alvo é o primeiro passo para que uma empresa atraia mais clientes. E as redes sociais têm um papel determinante nesse sentido atualmente. Isso porque, como foi destacado na introdução, elas concentram os mais variados perfis de consumidores.
Além disso, elas viabilizam a criação de conteúdos, campanhas e estratégias (orgânicas e pagas) focadas em elevar a visibilidade. Com isso, as redes sociais certamente são a maior vitrine que uma empresa pode ter atualmente.
Publicação de conteúdo direcionado ao público certo
O consumidor está cada vez mais exigente em relação a diferentes aspectos. Por isso, sempre que tem uma demanda, ele faz muitas pesquisas online. Dessa forma, criar conteúdos relevantes – que ajudem as pessoas a tirarem suas dúvidas – é uma excelente maneira de uma empresa se sobressair à concorrência.
E o melhor é que, graças às métricas que as redes sociais entregam, é possível criar conteúdos direcionados ao público certo. Ou seja, pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse nos produtos/serviços que o negócio oferece.
Além do compartilhamento de conteúdos totalmente alinhados aos interesses do público-alvo, as redes sociais possibilitam outras coisas de grande valor para as empresas, tais como:
- A exploração da sua identidade visual;
- O desenvolvimento de ações de branding;
- A realização de campanhas com ofertas especiais e promoções; e
- A construção de um relacionamento próximo (personalizado) com o cliente.
Economia de tempo e capital na divulgação do negócio e suas ações
Entre as grandes vantagens das redes sociais para as empresas estão questões como:
- O fato de elas serem ferramentas gratuitas (embora permitam a criação de anúncios pagos); e
- A grande variedade de recursos que elas disponibilizam para auxiliar na criação de conteúdos e na efetivação das vendas.
Desse modo, elas geram economia de tempo e capital na divulgação das empresas e suas ações. Porém, vale ressaltar que, para obter êxito, é essencial explorar as redes sociais de acordo com as especificidades de cada uma.
O Instagram, por exemplo, tem uma dinâmica muito associada às imagens. Por sua vez, o YouTube é focado em vídeos. Assim, é fundamental que as empresas realizem um planejamento estratégico e saibam usar as redes mais adequadas ao seu mercado, sempre considerando o comportamento do público-alvo e da persona.
Conclusão
Todos os aspectos destacados acima explicam claramente a relevância das redes sociais para as empresas atualmente. E a verdade é que os negócios que ainda não se fazem presentes nessas mídias de maneira adequada estão perdendo grandes oportunidades e, sobretudo, espaço para os concorrentes que o fazem.
A presença nas redes sociais pode ser um ótimo caminho para aumentar as vendas. Mas é claro que existem outras maneiras. E isso foi mostrado no nosso artigo sobre como aumentar as vendas agregando valor à minha empresa