A Origem do Factoring: De Onde Veio e Quais São Seus Benefícios?

O factoring é a atividade que tem como objetivo auxiliar as micro, pequenas e médias empresas a se desenvolverem por meio do acesso ao crédito das vendas realizadas a prazo. A atividade não é um empréstimo, mas uma antecipação dos recebíveis da empresa para ajudá-la a aumentar o capital de giro.

Mas você sabe qual a história do factoring? Tem curiosidade para saber de onde surgiu essa atividade comercial importante para as empresas? O que dá para adiantar é que sua origem é de muitos e muitos anos atrás.

Ficou curioso? Esteja até o final deste texto e conheça de perto a história do factoring e seus benefícios.

 

De onde vem o Factoring?

O factoring remota dos primórdios da civilização, na Europa Antiga, por volta dos séculos XIV e XV. O radical da palavra factoring é Factor – sua origem etimológica provém do latim, do verbo Facere, que significa – Fazer. Logo, a pessoa era o Fazedor de negócios dos romanos, intitulado como Agente Mercantil.

Essa figura já era bastante conhecida, justamente por desenvolver o comércio que, naqueles tempos, se baseava na troca de mercadorias, conhecido como escambo. Com o passar do tempo, o modelo evoluiu na entrega de mercadoria com recebimento de pagamento.

O Agente Mercantil era um representante comercial, digamos assim, dos exportadores que detinham conhecimento das colônias. Ele vendia as mercadorias desses exportadores pelas colônias. Dessa forma, ficava responsável pela custódia dos produtos, ou seja, protegia a mercadoria e também recebia pelo pagamento. Ao final, o Factor (Agente Mercantil) deveria prestar contas ao comerciante e recebia uma comissão por suas vendas.

Ao passar do tempo, os agentes mercantis resolveram antecipar o pagamento aos fornecedores, cobrando, posteriormente, aos compradores dos produtos.

O processo comercial foi evoluindo ao longo dos anos até chegar às práticas atuais do factoring moderno – que consiste na aquisição de direitos creditórios e adiantamento de recebíveis. Essa prática surgiu em 1808, nos Estados Unidos, quando um próspero Factor, que prestava serviços à algumas indústrias têxteis, começou a comprar os direitos creditórios das vendas por elas realizadas.

Hoje em dia, o factoring é praticado em quase todo o mundo como Colômbia, Equador, Holanda, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Noruega, França e Inglaterra.
 
 

Quando o factoring iniciou no Brasil?

Na década de 70, o factoring foi estudado por Fábio Konder Parato que publicou em seu artigo o termo faturização. Mas somente em 1982 que as operações de factoring tiveram início no país, mesmo ano em que foi criada a ANFAC – Associação Nacional de Factoring, presidida, desde a origem, pelo Sr. Luiz Lemos Leite.

Ainda na década de 80, mais precisamente em maio de 1988, o Brasil participou da convenção diplomática de Otawa, ocasião em que 53 países foram signatários sobre o tema no encontro.
 
 

Quais são os benefícios do factoring?

O factoring permitiu às empresas maior acessibilidade ao crédito, com menos burocracias e taxas menores em comparação às instituições bancárias. Com isso, algumas das vantagens observadas no factoring são:

  • Antecipar as suas vendas a prazo em dinheiro à vista, no presente;
  • Aumentar o capital de giro e manter o fluxo de caixa positivo;
  • Ganhar poder de negociação com fornecedores;
  • Conseguir taxas mais baratas, sem reciprocidades bancárias;
  • Apoio administrativo e financeiro da empresa de factoring.

 
 

Como a Credere pode te ajudar?

A Credere é especialista em factoring e conta com mais de 24 anos de operação. As operações são realizadas de forma digital e com um atendimento diferenciado, podendo o próprio cliente gerenciar sua conta através da internet pelo Sistema Credere Net.

Nossa empresa também é a primeira do segmento a conseguir a ISO 9001 aferida pela Rina – certificadora internacional de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Portanto, se a sua empresa antecipar os recebíveis e precisa da ajuda do factoring para aumentar o capital de giro e contar com um apoio de quem entende de finanças, fale com a Credere hoje mesmo. Nossos especialistas estão preparados para ajudá-lo.

Compartilhar: