A digitalização e a conectividade proporcionaram avanços de valor inestimável em todas as áreas nos últimos anos. E, naturalmente, isso também teve (e continua tendo) grande impacto no universo dos negócios. Mesmo assim, muitos empreendedores ainda não utilizam adequadamente as ferramentas digitais em suas empresas.
E a verdade é que isso pode significar a perda de espaço em relação aos concorrentes. Dessa forma, é essencial que todos os negócios, independentemente do porte e do segmento de atuação, explorem os mais diversos recursos digitais em suas atividades.
Porém, é claro que há alguns pontos de atenção em relação a esse tema. Até porque, sair utilizando todas as ferramentas/recursos de maneira aleatória não é nada recomendado.
Por isso, se você quer saber como usá-las de forma inteligente e estratégica para impulsionar os resultados da sua empresa, este artigo certamente terá grande valor!
Em quais aspectos as ferramentas digitais agregam valor aos negócios?
Na realidade, existem ferramentas/recursos para todas as finalidades que se possa imaginar atualmente. Porém, é possível unificá-las em “aspectos” específicos, tais como:
- Otimização de tarefas;
- Gestão de atividades e do tempo;
- Planejamento e execução de estratégias; e
- Análise de dados/métricas.
Em relação ao último item, trata-se, sem dúvida, de um dos mais relevantes. Isso porque, na prática, ele viabiliza que o empreendedor identifique pontos de ajuste. Ou seja, possibilita que o empresário “abandone” ações/estratégias que não estão gerando o retorno esperado e se dedique àquelas que efetivamente proporcionam bons resultados.
Essa é uma grande vantagem que o empreendedor moderno tem em relação a quem abria um negócio antigamente. Até porque, a facilidade de obter métricas confiáveis também significa a otimização dos processos de tomada de decisão.
Na prática, saber em quais estratégias focar e ter um maior nível de acerto em suas decisões parece ser o cenário perfeito para o empreendedorismo de sucesso.
Como escolher os recursos certos para a minha empresa?
Aqui, existem alguns fatores importantes a serem avaliados. O primeiro deles diz respeito às possibilidades financeiras dos negócios. Especialmente no caso daqueles que estão dando seus primeiros passos no mercado, nem sempre é viável investir nas melhores ferramentas.
Felizmente, existem muitas alternativas gratuitas para as mais variadas finalidades. Contudo, também há situações nas quais vale a pena fazer um esforço para adotar recursos pagos. Isso porque, muitos deles são capazes de gerar vantagens que efetivamente tornam o custo-benefício muito positivo.
Outra questão importante é no sentido de usar as ferramentas estrategicamente e da forma mais ampla possível. Isso deve acontecer de acordo com aspectos como:
- O mercado no qual o negócio está inserido;
- As metas de curto, médio e longo prazo (metas ousadas demandam ações com menor margem para erros – nesse caso, recursos que ajudem a aprimorar a tomada de decisão são de grande valor);
- O relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros (o que define o quanto será necessário explorar as ferramentas de comunicação); e
- As ações de marketing e comunicação que a empresa realiza.
Ferramentas capazes de impulsionar a produtividade e os resultados de qualquer empresa
Naturalmente, há dezenas de ferramentas que podem ser citadas aqui. Todavia, vamos focar em algumas que, de fato, podem gerar grande valor para os negócios de um modo geral. Para facilitar sua eventual decisão de adotá-las, destacamos as funções de cada uma entre parênteses:
- Planilha de projeção de vendas (recurso essencial para o planejamento estratégico);
- Agendor (ferramenta de CRM e gestão comercial);
- InetSoft (recurso de Inteligência de Negócios – dados – relatórios);
- Google Agenda e Evernote (organização do tempo/rotina/tarefas);
- Google Meet, Microsoft Teams e Zoom (realização de reuniões on-line);
- Canva (criação de layouts e imagens com excelente qualidade);
- Google Drive (armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem);
- Postgrain e mbLabs (ferramentas de postagens nas redes sociais);
- Asana e Trello (gestão de tarefas – trabalho em equipe); e
- Slack (colaboração e compartilhamento de arquivos).
Para concluir, vale destacar que um ponto crucial para que as ferramentas digitais efetivamente ajudem a impulsionar os resultados da sua empresa é a familiarização por parte dos colaboradores. É essencial que todos compreendam a relevância desses recursos e aprendam a explorar o melhor de cada um deles.
E já que o assunto é impulsionar resultados, aproveite para ler nosso artigo que apresenta 3 estratégias que toda empresa em crescimento precisa conhecer!